sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

BRASILEIRAS e BRASILEIROS

Hoje, entre muitos outros, o título poderia ser também: MARIAS CHUTEIRAS e CAPITALISTAS DO FUTEBOL.
Tá no começo de uma nova temporada do futebol brasileiro. Com as chamadas estrelas, umas repatriadas há mais tempo e outras mais recentemente, o ano promete muita badalação, glamour , emoções (reais ou não) e muitas cifras rolando extra campo.
Não faltará à Globo e à  Band um sensacionalismo ainda maior nos anúnicos das transmissões das partidas, ainda mais com a Copa se avizinhando.
Mas será que algumas coisas repetitivas mudarão? O que por exemplo? Direi.
Quando eu era criança ou adolescente, parece-me que o pessoal de idade igual ou próxima à minha, sentia uma sensação boa de aparecer para todos com um braço engessado, por exemplo. Será que era por ser alvo de atenções? Então gostava de se machucar?
No nosso futebol hoje pela televisão, onde as cameras mostram até o piolho de algum jogador, é frequente durante a partida, um atleta sofrer algum atrito na cabeça, coisa mínima. Ai é pouco, ele deita, demora-se a levantar e quando o faz fica passando a mão na cabeça pra ver se está sangrando. É uma piada. Acho que é fruto de uma anti cultura, ou querer ser visto como o guerreiro que dá o sangue pelo time, literalmente.  
Será que ouviremos também "jogando no sacrifício". Para com isso. Compara a vida de jogador de futebol de um time desses da mídia, com o dia a dia da maioria dos cidadãos brasileiros, principalmente aqueles que trabalham em grandes centros.
"O fantasma da altitude", eta frase chata pra justificar derrota ou inferioridade perante o adversário. Ouviremos isso também em 2011?
Só mais uma, temos alguma chance de parar de ouvir. principalmente a imprensa esportiva dizer "elenco de tal time"? Peraí, elenco, pelo que sei, significa conjunto de artistas e no futebol, nos times, você vê um tanto de enganador, tá certo o adjetivo então?
Chega, vamos vestir as camisas, pegar as bandeiras e torcer!
Até!









   

Nenhum comentário:

Postar um comentário